Powered By Blogger

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Irritator

O Irritator cujo nome significa " irritante " viveu há aproximadamente 110 milhões de anos atrás durante o período Cretáceo no Brasil, nas regiões próximas da Chapada do Araripe, no Ceará, sendo um dinossauro de porte médio que se alimentava de peixes. Foi classificado como uma forma brasileira do grupo Spinosauridae, muito encontrado na África.
Tinha o crânio comprido e achatado lateralmente, e, ao contrário da maioria dos carnívoros, possuía as narinas na parte de trás da cabeça, em frente aos olhos. Como seus restos fósseis são bem escassos e somente uma parte do crânio foi encontrada, suas reconstruções são baseadas em outros espinossaurídeos como o Barionix, o Suchomimo e o Espinossauro, e devido a semelhanças com o Angaturama na estrutura corporal, no local e na época onde foi encontrado, tem-se estudado a hipótese de serem parentes próximos ou então da mesma espécie.

Dados do Dinossauro:
Nome: Irritator
Nome Científico: Irritator
challengeri
Época: Cretáceo
Local onde viveu: Brasil
Peso: Cerca de 2 toneladas
Tamanho: 8 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Espinossauro

O Espinossauro cujo nome significa " Lagarto espinho ", viveu no norte da África durante o período Cretáceo há aproximadamente 66 milhões de anos atrás e diferenciava-se dos outros dinossauros de sua família por uma espécie de "vela" nas costas. Essa "vela dorsal" era formada por prolongamentos das vértebras das colunas que mediam 1,8 metros de comprimento, cobertas de pele. Segundo os cientistas ela armazenava o calor do sol, dando-lhe a vantagem de ser mais ágil que os outros répteis. Esse animal possuía as tradicionais características dos outro predadores, a não ser os dentes que eram retos e não curvados e os braços um pouco maiores e mais fortes. Com o olhar frio e guloso, o Espinossauro observava de longe um crocodilo. O aterrorizante dinossauro terópode, cujo esqueleto foi encontrado no Egito, agarrou o crocodilo de surpresa mordendo o seu pescoço e sacudindo-o como se fosse um simples peixinho. O indefeso animal nada pôde fazer contra aquele monstro de mais de 6 toneladas e acabou sendo devorado.
O Espinossauro disputa o título de maior terópode, porém os restos achados por Stromer no Egito foram pelos ares quando a cidade de Munique, onde estavam alojados, foi bombardeada em 1944. Sasso e seus colegas conseguiram analisar mais algumas peças desse quebra-cabeças: dois pedaços do focinho do bicho, bem mais avantajados que os fósseis conhecidos da espécie até então. Ambos os exemplares mencionados vieram do Marrocos.
Na sétima imagem um Espinossauro disputa sua caça com um Carcharodontossauro, que foi um dos maiores carnívoros terrestres que já existiu, a caça é um Aegyptossauro que era um enorme saurópode que viveu na mesma época. E na última imagem um Espinossauro disputa um enorme peixe com um Bahariassauro.

Dados do Dinossauro:
Nome: Espinossauro
Nome Científico: Spinosaurus aegipticus
Época : Cretáceo
Local em que viveu: Norte da África
Peso: Cerca de 7 toneladas
Tamanho: 17 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Theropoda
Infra-ordem: Tetanurae
Micro-ordem: Carnosauria
Família: Spinosauridae
Género: Spinosaurus
Espécie: aegyptiacus

Tiranossauro Rex

O Tiranossauro cujo nome significa lagarto tirano rei, foi um dos maiores carnívoros terrestres encontrados até hoje, perdendo apenas para o Giganotossauro e para o Carcharodontossauro, seus parentes, possivelmente mais agressivos, pois alguns cientistas acreditam que o Tiranossauro era um carniceiro, assim como os atuais urubus.
Seus dentes afiados eram ligeiramente curvos, de forma a agarrar melhor suas presas. Como o tubarão, uma vez que o Tiranossauro abocanhava sua vítima, para escapar de seus dentes curvos era necessário entrar mais fundo em sua boca. Possuía cerca de cinqüenta desses dentes afiadíssimos de até 20 cm, uma perfeita máquina de fatiar carne. Suas vítimas prediletas eram os hadrossauros e ceratopsídeos.
O Tiranossauro andava sobre duas pernas, que eram fortes o suficiente para sustentar o grande corpo e movimentá-lo à uma velocidade de até 48km/h. Cada pé possuía garras fortíssimas. Três desses dedos eram de apoio e um nem tocava o chão. Os braços minúsculos, com apenas dois dedos cada chegavam a ser até meio ridículos se comparados ao tamanho desse animal. Não se sabe ao certo para que o Tiranossauro usava esses braços; se para se apoiar ou para agarrar a presas. O achado de um crânio danificado comprova que deveriam ocorrer violentas batalhas entre os Tiranossauros, por comida e pelo direito de se acasalar. Viveu durante o período Cretáceo há aproximadamente 66 milhões de anos atrás e pertencia ao grupo denominado de terópodes.
Inicialmente ele foi chamado de Dynamosaurus imperiosus, mas logo recebeu um nome mais apropriado. Este magnífico e assustador animal que foi descoberto no Oeste Americano, tinha a cabeça gigantesca, cerca de 1,20 metros de comprimento e suas mandíbulas eram tão grandes que podiam devorar um ser humano inteiro e exercer uma pressão enorme. Isso também é umas das características que contestam os hábitos do Tiranossauro como sendo um necrófago.

Dados do Dinossauro:
Nome: Tiranossauro Rex
Nome científico: Tyrannosaurus rex
Época: Cretáceo
Local onde viveu: América do Norte e Ásia
Peso: Cerca do 8 toneladas
Tamanho: 14 metros de comprimento e 5,60 metros de altura
Alimentação: Carnívoro